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Síndrome da fadiga da informação

Mulher cansada no emprego

É hora de admitir – estamos todos cansados ​​do enorme fluxo de informações. Como não se queimar e aprender a tempo de remover a tensão e o estresse acumulados? Nossas dicas ajudarão a superar a síndrome da fadiga da informação.

Uma vez nós apenas nos correspondíamos em fóruns e ICQ. Em seguida, Twitter e Facebook foram adicionados à lista. E poucos esperavam um truque quando os grilhões invisíveis do Telegram, Viber e Instagram envolviam nossas vidas sem problemas. 

Desenvolvemos com sucesso o hábito de salvar artigos “para depois” (para nunca mais lê-los novamente) e já aceitamos o grande número de guias abertas no navegador.

Nossos ancestrais derrotaram o comunismo, o feudalismo, o racismo e a escravidão, inventaram navios e aviões para que pudéssemos viajar ao redor do mundo em questão de dias e nos tornarmos a geração mais livre da história da humanidade. Mas quanto somos realmente moralmente livres?

Síndrome de fadiga da informação

Um morador moderno de uma metrópole com menos de 45 anos recebe diariamente mais de 85 notificações em mensageiros instantâneos e cerca de 100 outros emails de trabalho.

Anteriormente, tentávamos fazer tudo isso e nos tornar um pouco mais produtivos – agora trabalhamos regularmente no modo “Preciso de férias novamente”, reabastecemos o exército de pessoas com esgotamento, mudamos de emprego a cada 6 a 18 meses e contribuímos para a crescente popularidade dos retiros, Tours de ioga e técnicas de um psicólogo.

Como escapar da sobrecarga de informações? E como se recuperar se você se sentir cansado?

Isto foi afirmado pelo psicólogo social, co-fundador do laboratório de P&D e da plataforma educacional Beehiveor Ilya Bachurin no evento Hacking Monday no inovador parque UNIT.City.

6 dicas para aliviar o estresse e salvá-lo da síndrome da fadiga da informação

1. Feche os compromissos

Não acumule dívidas e promessas. Termine as coisas que prometeu a si mesmo e aos outros. Tal “suspensão” puxa sua energia, constantemente presente no subconsciente. Faça o que você sempre quis. Limpe em casa. Arrume suas folhas de tarefas.

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2. Use efeito adesivo

Não tenha muito em mente – escreva novas idéias, pensamentos e tarefas em um notebook, em adesivos ou no Google Keep. Está cientificamente comprovado que esse ritual alivia a ansiedade – então você para de guardar muitos fatos em sua cabeça ao mesmo tempo e não sobrecarrega o modo de fundo do cérebro.

Rapaz cansado no trabalho
Rapaz cansado no trabalho

3. Permita-se pequenas alegrias

Se você sente que deseja relaxar e fazer algo agradável por si mesmo, sinta-se à vontade para fazê-lo. Essa lista de desejos é melhor do que muito mais para reabastecer sua energia e aliviar a fadiga. Combine suas alegrias com o fechamento dos compromissos – faça o que você sempre quis, e uma onda de energia positiva é fornecida a você.

4. Pratique o Shabat Digital

Faça uma pausa nas informações . Permita-se os dias em que o fluxo de novas informações diminui ou para completamente. Por exemplo, você pode destacar o sábado como um dia sem perguntas e tecnologia – desative todas as notificações de mensagens instantâneas e e-mails, não leia o Facebook, não role o feed do Instagram e permita-se não verificar seu smartphone o dia todo.

Deixe o cérebro pensar no que já se acumulou nele. Você ficará surpreso com o quanto ele pode lhe dizer e o que ele decide lembrá-lo.

5. Experimente a “regra de parada”

A montadora alemã Daimler está muito preocupada com seus funcionários e os incentiva a não ler e-mails durante as férias. Para isso, a empresa introduziu uma nova “regra de parada”. Sua essência é simples: se um funcionário estiver de férias e você enviar um e-mail a ele, você receberá uma resposta de que a pessoa está de férias, sua carta foi excluída e ele nunca a lerá. 

Ser-lhe-ão imediatamente oferecidas duas opções – escreva esta carta novamente após um determinado número (final de férias) ou entre em contato com outro funcionário que substitua um colega durante suas férias.

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6. Chegou a hora de uma nova ética de comunicação – não tenha vergonha disso

Nosso mundo está mudando, o fluxo de tarefas está crescendo e nossas abordagens para concentrar e planejar nosso tempo estão mudando. É hora de aceitar o fato de que, no mundo moderno, ligar para uma pessoa em um telefone celular e esperar uma resposta imediata dele há muito tempo é um sinal de mau gosto.

É normal atender chamadas e mensagens exatamente quando for conveniente fazer isso.

Sim, deve haver um canal de comunicação de emergência (chamada ou mensagem sms), mas para outros problemas não emergenciais, não espere que outras pessoas respondam imediatamente. 

Isso permitirá que você planeje o tempo no calendário para trabalhar com mensagens, não se distraia com as tarefas múltiplas e respostas “rápidas”. Mas o mais importante é não manter constantemente o modo de segundo plano do cérebro, o que significa que ele adicionará concentração no trabalho.

7. Pratique meditação 

Permita-se cair em um estado em que você não pode pensar em nada. Tente meditar a varredura corporal com os olhos fechados. Você se sentirá muito melhor quando aprender a ouvir seus sentimentos e poderá desligar o fluxo de pensamentos. Sintonize uma onda de paz.

Esteja preparado para o fato de que as primeiras meditações serão difíceis para você. Muito provavelmente, você se distrairá bastante e dificilmente pode ficar sentado alguns minutos.

Com exercícios regulares, sua habilidade de concentração melhorará significativamente e você começará a apreciar tremendamente o resultado.

8. Durma o suficiente!

Com ele é um dos maiores lutadores de estresse para o nosso corpo. Enquanto dormimos, nosso cérebro se recupera, pensa pensamentos e estrutura informações. É à noite que nossa memória operacional é apagada e reiniciada, mas para que isso ocorra regularmente, é necessário dar ao corpo tempo suficiente para se auto-reparar. 

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Fontes:

Admin Jobs
Job Network
Global Careers Fair
Open Colleges
INC

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