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Por que todo mundo fala sobre inteligência emocional

Por que todo mundo fala sobre inteligência emocional

A inteligência emocional (EQ) nos últimos anos tem sido chamada não mais importante que a inteligência comum, mas também para a experiência com habilidades práticas. Entendemos o que o EQ afeta, além de como testar e desenvolver seu nível de inteligência emocional. 

O fato é que a inteligência emocional é responsável por nossa capacidade de entender e analisar nossos próprios sentimentos, de ler as emoções dos outros, de motivar (nós mesmos e dos outros) e até de gerenciar as emoções próprias e dos outros. Em outras palavras, nos ajuda a encontrar um terreno comum com as pessoas. 

É por isso que essa habilidade é tão importante em quase todas as áreas da vida, incluindo a vida profissional. Discutindo o futuro do trabalho, o Fórum Econômico Mundial em Davos chegou a incluir a inteligência emocional das dez habilidades que serão mais procuradas em 2020.


Como a inteligência emocional pode ser desenvolvida?

Aprenda a acompanhar e controlar suas emoções 

É difícil entender e motivar os outros sem “fazer amizade” com seus próprios sentimentos e experiências. Aprender a controlar suas emoções ajuda você a:

  • meditação;
  • atitude mais consciente em relação à vida;
  • mantendo um diário;
  • vocabulário emocional (quanto mais nomes você obtém para emoções, mais você pode entendê-las). 

Experiências naturais – raiva, insulto ou medo não precisam ser contidos, mas devem ser controlados para reduzir o impacto nas suas decisões. Às vezes, basta olhar a situação do outro lado para deixar as emoções negativas desaparecerem. 

Assista e ouça

À medida que você aprender a entender os outros, a capacidade de influenciá-los virá.E para entender os outros, você não precisa de um diploma de psicologia, basta desenvolver empatia em si mesmo com a ajuda de vários exercícios. Por exemplo, preste atenção durante uma conversa com um amigo ou colega – observe suas expressões faciais, ouça as entonações, entenda o que ele está sentindo. Tente se concentrar totalmente na pessoa sem se distrair. 

Trabalhe nos problemas certos 

Todo mundo tem problemas, mas nem todos respondem igualmente. Pessoas com QE alto têm menos probabilidade de estar de mau humor.

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Escreva as seguintes perguntas em um pedaço de papel: 

  • você pode evitar isso?
  • o que é necessário para remediar a situação;
  • quem pedir ajuda;
  • que lição pode ser aprendida disso;
  • existe algo de positivo nas circunstâncias? 

No futuro, se algo ruim acontecer, basta responder a estas perguntas. Isso reduzirá a ansiedade e o ajudará a se concentrar na solução do problema.

3 maneiras de bombear a inteligência emocional

Hoje, a Inteligência Emocional (EQ) é avaliada ainda mais que um bom QI e é considerada a chave para uma carreira de sucesso. Por que é tão importante e como bombeá-lo, se parece que esse não é o seu forte?

O que é inteligência emocional e por que é tão importante?

Nossa inteligência emocional é responsável pela capacidade de:

  • reconheça e analise seus sentimentos;
  • leia as emoções de outras pessoas;
  • motivar – você e os outros;
  • gerenciar suas próprias emoções e as dos outros.

Em outras palavras, essa é a capacidade de encontrar uma linguagem comum com outras pessoas, bem como de controlar o estado emocional de uma e de outras pessoas. Portanto, a inteligência emocional é importante em quase todas as áreas da vida.

A boa notícia: EQ pode ser desenvolvido. Aqui está o que recomendamos para fazer isso.

1. Aprenda a acompanhar e controlar suas emoções

Este passo deve ser o primeiro. É difícil entender e motivar os outros sem fazer amizade com seus próprios sentimentos e sentimentos.

Infelizmente, na correria diária, esquecemos de prestar atenção a nós mesmos. Aprender a rastrear emoções ajuda:

  • meditação;
  • uma atitude mais consciente em relação à vida;
  • diário pessoal;
  • vocabulário emocional (quanto mais novos nomes para emoções que você aprende, mais exatamente você pode entender o seu).

O hábito de rastrear suas emoções também é importante, onde quer que você esteja. Há um exercício para isso. Defina alguns alarmes no telefone – por exemplo, de manhã, almoço e noite. Sempre que o alarme disparar, pergunte-se: “O que estou sentindo agora?” . Tente se exercitar regularmente, não importa o que você faça. Mas preste atenção apenas em um momento específico. Porque a emoção que estava “fervendo” 10 minutos atrás pode não ser mais relevante.

Lembre-se: não há sentimentos bons e ruins.

Raiva, ressentimento ou medo não precisam ser reprimidos, porque essas são experiências naturais. Mas eles podem ser suavizados para que afetem menos suas decisões. Como fazer isso?

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Sinais de felicidade
Sinais de felicidade

Se você está ofendido, irritado com alguém, pergunte-se: “Por que ele / ela fez isso? Talvez eu tenha entendido tudo errado?  

Às vezes atribuímos às pessoas pensamentos ou sentimentos que realmente não existem. Ou não entenda os verdadeiros motivos do comportamento. Por exemplo, uma pessoa pode dizer algo hostil devido a problemas familiares pessoais, e não porque está com raiva de você. Às vezes, basta considerar a situação do outro lado, para que as emoções negativas desapareçam.

Para reduzir o nervosismo ou o medo de falhar, considere alternativas.

Por exemplo, o que você pode fazer se não passar na entrevista? Existem outras soluções – você só precisa aprender como percebê-las.

Se a deliberação não ajudar:

• sorria e olhe para cima – as expressões faciais podem não apenas refletir emoções, mas também influenciá-las;

• se muitas vezes você se sente nervoso e irritado, deve recusar o café (ou pelo menos reduzir sua quantidade);

• Você pode tentar aliviar a ansiedade com a ajuda de baixas temperaturas – abrindo uma janela ou lavando com água fria.

2. Assista e ouça

Para entender os outros, você não precisa de um diploma de psicólogo, basta desenvolver empatia em si mesmo. Existem vários exercícios para isso.

Mindfulness training

Durante uma conversa com um amigo ou colega, observe suas expressões faciais, gestos, ouça entonações. Como ele expressa surpresa? O que ele faz quando fala sobre eventos alegres? Tente se concentrar totalmente na pessoa, sem se distrair com seus próprios pensamentos.

Coloque-se no lugar de outro

Recomendamos um psicólogo do exercício Daniel Kiran. Lembre-se de um de seus amigos íntimos e tente se imaginar no papel dele. Responda às perguntas em seu nome:

  • Qual é o seu nome?
  • • quantos anos você tem;
  • • como você gasta seu tempo livre;
  • • o que você mais ama;
  • • o que te deixa triste;
  • • que delícias;
  • • do que você tem medo?
  • • em quais casos você é nostálgico.

Fale ou escreva as respostas. Em seguida, pergunte ao seu amigo se você respondeu corretamente.

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Outro exercício de Daniel Kiran desenvolve não apenas empatia, mas também criatividade. Escreva um roteiro curto para três heróis. Seja um vendedor tímido, um comprador atrevido e um guarda da loja. Ou você pode usar um trailer, o principal é que os participantes incluam a vítima, o agressor e o observador.

Convide dois amigos, reveze-se no papel e tente se acostumar à imagem de seus heróis o máximo possível. E depois compartilhe suas impressões e emoções.  

Assim que você aprender a entender os outros, a capacidade de influenciá-los virá.

Você começará a entender intuitivamente quando se arrepender de uma pessoa e quando, pelo contrário, mostrar rigidez.

Se você preferir uma abordagem mais científica, recomendamos o livro de Eric Burn , People Who Play Games . Graças a ela, você ficará mais consciente de como responder a um comportamento específico.

3. Desenvolva a atitude correta em relação aos problemas

Os problemas acontecem, mas nem todos reagem a eles da mesma maneira. Pessoas com QE alto têm menos probabilidade de estar de mau humor. Afinal, como uma nuvem, é capaz de esconder do campo de visão todas as soluções possíveis.

Mas nos momentos em que as emoções tomam conta, é difícil se concentrar. Então use um pequeno truque. Escreva as seguintes perguntas em um pedaço de papel:

Você pode evitar isso;

  • • o que precisa ser feito para corrigir a situação;
  • • quem pode ser solicitado ajuda;
  • • Que lição você pode aprender dessa situação;
  • • Existe algo positivo nas circunstâncias.

Complete esta lista com perguntas que ajudarão a analisar o problema de diferentes ângulos e mantenha-o em casa ou no trabalho. Se algo desagradável acontecer, basta retirar a folha e responder a todas as perguntas. Isso reduzirá a ansiedade e o foco na solução do problema.

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