Por que todo mundo fala sobre inteligência emocional

A inteligência emocional (EQ) nos últimos anos tem sido chamada não mais importante que a inteligência comum, mas também para.

A inteligência emocional (EQ) nos últimos anos tem sido chamada não mais importante que a inteligência comum, mas também para a experiência com habilidades práticas. Entendemos o que o EQ afeta, além de como testar e desenvolver seu nível de inteligência emocional. 

O fato é que a inteligência emocional é responsável por nossa capacidade de entender e analisar nossos próprios sentimentos, de ler as emoções dos outros, de motivar (nós mesmos e dos outros) e até de gerenciar as emoções próprias e dos outros. Em outras palavras, nos ajuda a encontrar um terreno comum com as pessoas. 

É por isso que essa habilidade é tão importante em quase todas as áreas da vida, incluindo a vida profissional. Discutindo o futuro do trabalho, o Fórum Econômico Mundial em Davos chegou a incluir a inteligência emocional das dez habilidades que serão mais procuradas em 2020.


Como a inteligência emocional pode ser desenvolvida?

Aprenda a acompanhar e controlar suas emoções 

É difícil entender e motivar os outros sem “fazer amizade” com seus próprios sentimentos e experiências. Aprender a controlar suas emoções ajuda você a:

  • meditação;
  • atitude mais consciente em relação à vida;
  • mantendo um diário;
  • vocabulário emocional (quanto mais nomes você obtém para emoções, mais você pode entendê-las). 

Experiências naturais – raiva, insulto ou medo não precisam ser contidos, mas devem ser controlados para reduzir o impacto nas suas decisões. Às vezes, basta olhar a situação do outro lado para deixar as emoções negativas desaparecerem. 

Assista e ouça

À medida que você aprender a entender os outros, a capacidade de influenciá-los virá.E para entender os outros, você não precisa de um diploma de psicologia, basta desenvolver empatia em si mesmo com a ajuda de vários exercícios. Por exemplo, preste atenção durante uma conversa com um amigo ou colega – observe suas expressões faciais, ouça as entonações, entenda o que ele está sentindo. Tente se concentrar totalmente na pessoa sem se distrair. 

Trabalhe nos problemas certos 

Todo mundo tem problemas, mas nem todos respondem igualmente. Pessoas com QE alto têm menos probabilidade de estar de mau humor.

Escreva as seguintes perguntas em um pedaço de papel: 

  • você pode evitar isso?
  • o que é necessário para remediar a situação;
  • quem pedir ajuda;
  • que lição pode ser aprendida disso;
  • existe algo de positivo nas circunstâncias? 

No futuro, se algo ruim acontecer, basta responder a estas perguntas. Isso reduzirá a ansiedade e o ajudará a se concentrar na solução do problema.

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