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Por que ser multitarefa não é bom

Homem multi tarefa

Vivemos em uma era de multitarefa  – enviamos e-mails na estrada, escrevemos mensagens pessoais na reunião, folheamos o Instagram durante a palestra. A multitarefa não pode ser evitada, mas talvez você deva aprender a controlá-la?

A multitarefa é considerada por muitos como uma habilidade profissional útil. A capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo cria a ilusão de hiperemprego e, como resultado, eficácia. Mas, no final, não temos tempo para fazer o mais importante e não somos capazes de esquecer os negócios, mesmo em casa, na cama.

A palavra multitarefa apareceu em 1965 em um relatório sobre as capacidades de um modelo de computador atualizado. Então ainda não foi aplicado aos seres humanos – há 50 anos, ninguém sabia que a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo se tornaria uma tendência

O que acontece com o cérebro durante a multitarefa?

O cérebro não consegue pensar em várias coisas ao mesmo tempo. Ele é forçado a mudar de uma tarefa para outra o tempo todo. E neste momento, o chamado córtex pré-frontal anterior do cérebro é ativado. Essa zona é responsável pela capacidade de armazenar informações da tarefa. Graças ao córtex pré-frontal, podemos continuar trabalhando do local em que paramos quando voltamos nossa atenção.

Há pessoas que desde o nascimento têm um córtex pré-frontal frontal mais desenvolvido. Mas existem apenas algumas multitarefas reais.

Michael C. Gardner, professor de psicologia educacional da Universidade de Utah, está convencido: 

“Muitas pessoas superestimam sua capacidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo. 50% das pessoas acreditam que são excelentes multitarefas, mas apenas 1% é realmente esse, os 49% restantes apenas se machucam . 

A sobrecarga do córtex pré-frontal não passa sem deixar vestígios no cérebro. Por exemplo, se um funcionário do escritório verificar as correspondências em média a cada 5 minutos, leva cerca de 64 segundos para retornar ao trabalho interrompido.

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Devido à multitarefa, não apenas a concentração de atenção é reduzida, mas também a produtividade geral do trabalho. O estresse mental aumenta, o que com o tempo leva à perda de memória. Os especialistas chamam isso de preço da troca de atenção.


O que fazer

1. Concentre-se no importante

Desenvolva a capacidade de parar a multitarefa a tempo. Não é necessário para louvar-se para a capacidade de fazer tudo de uma vez.

Aprenda a se concentrar no que realmente deseja desenvolver e ser um profissional.

Especialistas de alto nível podem se concentrar em seu trabalho. É por isso que eles aprenderam a executá-lo da maneira mais eficiente possível.

2. Entenda qual é a sua prioridade

É importante que você decida qual habilidade deseja aprimorar todos os dias. Acompanhe seus assuntos atuais, mas mantenha o foco no que mais importa. Isso ajuda a criar um dia útil e ajustar seu comportamento.

O que fazer se houver muitos interesses? Talvez o conselho de Valeria Timofeeva , gerente de projeto e operacional, um popularizador de trabalho remoto , o ajude a  : 

“ Para fazer tudo o que quero da maneira mais eficiente possível, concentro-me em uma lição (um tópico) por dia. Por exemplo, às segundas-feiras, concentro-me no meu desenvolvimento profissional – leio livros sobre gerenciamento de projetos, faço cursos, estudo novas vagas. Terça-feira – para atividades sociais: me preparando para conferências, gravando entrevistas, estudando novas e interessantes iniciativas públicas para mim. E assim por diante até o final da semana. Estou tentando não trabalhar no fim de semana “.

Como manter o foco?

1. Tire um tempo para uma tarefa 

Estamos tão acostumados a saltar de tarefa em tarefa que precisamos re-ensinar o cérebro a se concentrar. Você pode, por exemplo, dedicar um período específico a pelo menos uma tarefa (pelo menos 15 minutos).

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2. Menos distraído por mensagens

Defina um horário para você, somente após o qual você verificará as notificações acumuladas. E reserve algum tempo para trabalhar na correspondência.

3. Feche as guias extras

Ou simplesmente abra-os em outra janela para que eles não desviem sua atenção.

4. Pratique a atenção plena  

Você pode fazer meditação, ioga, práticas de respiração. E você pode simplesmente  mudar sua atenção,  fazer pausas, sair para respirar ar fresco. O principal é perguntar-se periodicamente: “O que sinto agora? Onde está minha atenção? No que estou pensando e fazendo?

Multitarefa no trabalho não é a capacidade de falar ao telefone simultaneamente, responder cartas e fazer alterações no texto. É a capacidade de focar, elaborar um plano de trabalho, priorizar e pausar a tempo.

Fontes:
Small Biz Trends
The Balances MB
Bp Plans
Life Hack
SBA – US
Franchise Direct

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