Carregando...

Como superar a dependência do trabalho?

Homem servindo café

Em uma sociedade onde a dedicação é cultivada no nível de “morra, mas faça”, pode ser difícil reconhecer a dependência do trabalho. 

Traduzimos uma coluna de Melody Wilding, professora de psicologia e comportamento humano, sobre como entender que você é viciado em trabalho e o que fazer a respeito.

Apenas amar o seu trabalho e depender emocionalmente dele são duas coisas completamente diferentes. O vício começa assim que você deixa de controlar totalmente seu comportamento. Quando o psicólogo americano Wayne Oates usou o termo “viciado em trabalho” pela primeira vez há 50 anos, ele apenas o definiu como “uma necessidade descontrolada de trabalhar constantemente”.

Paixão ou obsessão?

O que distingue uma paixão natural pelo trabalho de uma obsessão? Motivação . Se seu trabalho o inspira, você o faz com prazer, mas pode delegar ou adiar facilmente suas tarefas, se necessário – você é apenas um funcionário entusiasmado e motivado. 

Se você sentir uma compulsão interna ao trabalho, que o suprime e é acompanhada de pensamentos e emoções negativas, provavelmente você é viciado em trabalho.


Viciados em trabalho têm 3 características comuns 

  1.  Eles são forçados a trabalhar por pressão interna, não por circunstâncias externas.
  2.  Eles pensam em trabalhar fora do horário de trabalho e em qualquer circunstância.
  3.  Eles trabalham muito mais do que deveriam , apesar das possíveis consequências para sua saúde, bem-estar e relacionamento com outras pessoas.

O psicoterapeuta Brian Robinson resumiu o seguinte: “O workaholismo não está muito relacionado ao quanto você trabalha. Pelo contrário, é determinado pela forma como você se sente em relação ao seu trabalho. ”

Como entender que você é viciado em trabalho?

Quais são os sintomas para determinar que você está deixando de ser apenas um funcionário diligente e um viciado em trabalho? Aqui estão alguns sinais de alerta a serem observados.

  • 1. Você não se lembra da última vez que pegou uma licença médica.
  • 2. Você pensa em trabalhar constantemente , mesmo quando tenta relaxar.
  • 3. Você responde imediatamente às mensagens de trabalho , mesmo que não sejam urgentes.
  • 4. Você não confia em outros membros da equipe para fazer seu trabalho.
  • 5. Seus relacionamentos pessoais estão desaparecendo em segundo plano porque você está ocupado com o trabalho.
  • 6. É difícil para você alternar para o modo ocioso à noite.
  • 7. Você tem pesadelos ou insônia.
  • 8. Você é irritado, impaciente ou sofre ataques repentinos de raiva.
  • 9. Você tem sintomas físicos – dor no peito e falta de ar.
  • 10. Você costuma se sentir culpado e se culpa por não trabalhar o suficiente.
Leia mais  Como fazer o dinheiro trabalhar pra você

Com o tempo, os viciados em trabalho começam a sofrer desgaste profissional. Pelo lado, parecem normais, mas o caos está acontecendo dentro deles. 

Um estudo realizado com funcionários de uma grande empresa de consultoria financeira descobriu que as pessoas obcecadas com o desejo de trabalhar têm maior probabilidade de sofrer dores de cabeça, insônia e excesso de peso. O pior de tudo é que, no futuro, correm o risco de produzir síndrome metabólica, que pode causar doenças cardíacas, derrame ou diabetes.

A dependência do trabalho também destrói relacionamentos íntimos. Filhos de viciados em trabalho são mais deprimidos que filhos de alcoólatras, e seus cônjuges sentem-se infelizes no casamento. Não é surpreendente, porque é difícil amar alguém que raramente está perto – física e emocionalmente.

Como superar o vício em trabalho

É um erro pensar que basta mudar de emprego ou profissão, e o problema desaparecerá por si só. Infelizmente, isso é mais como plantar uma banana do que uma solução real para o problema.

Como regra, as pessoas levam seus problemas com elas e, depois de um tempo, os sintomas do workaholism começam a aparecer em um novo local.

Mas mudar para a operação normal ainda é possível. No modo em que você desenvolve, envolva-se e realize suas ambições, mas não se queime. Para quebrar o círculo vicioso do processamento, você precisa começar mudando hábitos e pensamentos.


1. Admita por que você realmente trabalha tanto

Determine quais “benefícios” ocultos lhe trazem processamento. As pessoas raramente fazem algo, a menos que recebam pelo menos algum resultado positivo. Talvez você permaneça no escritório para evitar problemas em casa? Ou o diário mais pontuado ajuda a se sentir em demanda?

2. Avalie quanto você perde

Seja honesto consigo mesmo e tente entender quanto vale o seu workaholism. Converse com amigos e familiares sobre como seus hábitos os afetam. Pergunte o que eles gostariam de mudar. Você verá que eles não o criticarão – eles apenas dirão o quanto sentem sua falta e querem que você seja feliz.

Leia mais  Elevator Pitch - Como escrever da forma correta
Caneca de café
Caneca de café

3. Esqueça a posição “tudo ou nada”

O fato de você não ter concluído absolutamente tudo da lista de tarefas não significa que você falhou. E se você tirou um dia de folga (ou até dois), isso não significa que você é uma pessoa preguiçosa. Pegue-se toda vez que tais pensamentos lhe ocorrerem e participe de si mesmo. 

Dê um tempo a si mesmo. Afinal, você não é perfeito, é apenas uma pessoa. E comece parando o uso da frase “eu preciso”. E “estou ocupado”, substitua por “estou focado”.

4. Apresente a melhor versão de si mesmo

Como você é? Sentado agachado em uma mesa com os olhos borrados de um computador? Ou você está relaxado e focado em tarefas que trazem prazer? Provavelmente o último. 

O exercício da “melhor versão de si mesmo” é uma técnica de psicologia positiva que você pode usar para apresentar uma versão mais completa da sua vida – aquela em que o trabalho traz prazer, não horror.

5. Defina claramente seus limites.

Isso também se aplica às suas responsabilidades e sua programação. Isso é especialmente importante se você trabalha em casa, pois, nesses casos, a linha entre o horário de trabalho e o não-horário é frequentemente borrada. E diga mais frequentemente “não” ao que não se encaixa nos limites que você define. 

Em vez de deixar o estresse em sua vida e deixar sua necessidade interna de aprovação ganhar vantagem, adie tarefas para mais tarde, compartilhe responsabilidades e não assuma demais.

6. Ocupe-se antes e depois do trabalho.

Comece o dia com um ritual matinal que lhe dará uma sensação de felicidade e se encherá de confiança mesmo antes de você cruzar o limiar do escritório e abrir a correspondência. E para a noite, invente algo agradável e útil para que você tenha algo pelo qual deixar seu emprego.

Leia mais  Como entender se você é um perfeccionista e o que fazer sobre isso?

7. Aprenda a controlar o estresse.

Com a ajuda do trabalho, os viciados em trabalho tentam evitar emoções desagradáveis ​​que realmente as incomodam. Para começar, tente entender a fonte da negatividade antes de mergulhar no trabalho. Mantenha o controle de sua condição a tempo, ouça seu corpo e tome as decisões mais úteis para o seu bem-estar.

8. Agende um horário para si mesmo em sua agenda.

Use seu tempo livre para se recuperar. Basta encontrar sua “janela” em sua programação e planejar “Cuide-se” entre reuniões, planos e relatórios. Podem ser visitas a um psicólogo, terapia, esportes ou ioga.

Não espere por alterações instantâneas. O hábito do workaholism foi desenvolvido por você há anos. E para se livrar dela, também levará tempo. Não se apresse. E comece encontrando tempo em sua vida para qualquer outra coisa que não seja trabalho. Este será um passo em frente.

Fontes:

Admin Jobs
Job Network
Global Careers Fair
Open Colleges
INC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *