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Como se proteger do esgotamento no emprego

Moça sozinha no deserto

Tarefas em constante mudança, novos projetos, discussão de questões de trabalho após um dia de trabalho, pensamentos sobre a queima de prazos, mesmo em um sonho … E agora apenas trabalho e estresse permanecem na vida. Como evitar o esgotamento?

Nossa autora Oksana Pacelya – treinadora, coach de carreira, especialista em diagnóstico de talentos e desenvolvimento de potencial de personalidade (TTI Success Insights), fundadora e coach de negócios do centro de desenvolvimento de personalidade Self made Person .


No processo de desenvolvimento de sua carreira, mais e mais assuntos de trabalho certamente aparecerão. As prioridades estão mudando. As tarefas profissionais nos parecem as mais importantes e vêm à tona. Você não tem tempo para analisar como o seu dia está completamente agendado: tudo o que é suficiente à noite é cair no sofá e folhear a fita nas redes sociais.

Está ficando cada vez mais difícil encontrar tempo para as aulas que anteriormente se empolgavam e inspiravam. Em passeios no parque, encontrar amigos, ler livros. Você está focado no trabalho e no que o ajudará a realizar suas tarefas de maneira ainda mais eficiente.

Qual é o perigo?

Ao trabalhar nesse ritmo, o dia é preenchido exclusivamente com problemas de trabalho. Praticamente não há aulas que costumavam trazer alegria. Primeiro, colocamos nossos hobbies favoritos em segundo plano e depois os abandonamos completamente. Nós simplesmente não temos tempo suficiente. 

Essa tendência é especialmente pronunciada entre funcionários responsáveis ​​e viciados em trabalho . Empreendemos um projeto promissor, tarefas interessantes, vamos aumentar, estamos nos esforçando para expandir nosso círculo de responsabilidades …  

Você pode presumir que descarregou sua programação incluindo eventos úteis fora do escritório (seminários, conferências, apresentações, fóruns, treinamentos). Isso é útil do ponto de vista de uma carreira, mas enche a vida com a energia que você recebeu de hobbies e coisas favoritas.

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O que geralmente descartamos em nossa vida?

Tudo parece opcional. Esta lista inclui:

•  comunicação íntima com entes queridos;
•  viagens para visitar parentes;
•  encontro com amigos;
•  jogos, longas conversas com crianças;
•  caminha ao ar livre com um ente querido;
•  ler livros não relacionados à atividade direta;
•  performances, exposições, galerias;
•  cozimento conjunto de pratos novos ou favoritos;
•  cultivo de plantas domésticas;
•  correr no parque com um cachorro;
•  estudo de uma direção que não é sua principal atividade (arte, ciência, descobertas).

Complete esta lista com suas atividades favoritas para as quais você acha difícil encontrar tempo.

Como resultado, trabalho e estresse permanecem na vida. E pronto – a porta do  ” país do esgotamento” está aberta!  

Sintomas de burnout

A lista dos sintomas mais comuns de estresse e desgaste :

•  fadiga;
•  recusa de atividade física;
•  irritabilidade aumentada;
•  falta de sono ou, inversamente, a necessidade de dormir muito;
•  transferência contínua de tarefas;
•  letargia mesmo imediatamente após acordar.

Sintomas desse tipo não podem ser ignorados. Afinal, a síndrome de burnout é uma ameaça direta ao desenvolvimento da carreira.

Para maior clareza, vamos relembrar o princípio do funil. Quando nossa vida é equilibrada, ela pode ser comparada com uma grande parte do funil. 

Quanto mais nos carregamos de coisas importantes, mais fortes se tornam as atuais, ansiedade, insatisfação, distúrbios do sono. O estresse aumenta, continuamos a desistir de algo e nos puxamos para o funil da exaustão. 

Rapaz cansado no trabalho
Rapaz cansado no trabalho

Como se ajudar?

Eu ofereço a você uma ferramenta simples. Isso ajudará a determinar quais ações o enchem de energia e quais drenam os recursos da sua vida.

Pegue um pedaço de papel, divida em duas partes.

1. A parte esquerda é chamada “Minhas ações durante o dia”. Anote nesta coluna tudo o que você faz durante o dia. Não se apresse, lembre-se do que costuma fazer. 

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Nos mínimos detalhes: estou escrevendo uma carta para meu chefe, preparando um orçamento, fazendo uma apresentação, tomando chá, assistindo a um filme em inglês, resolvendo um conflito com um cliente, analisando uma reunião, preparando um relatório, participando de uma reunião, conduzindo uma reunião de planejamento …  

2. A parte direita é chamada “Fazer / consumir energia”. Analise cada ação gravada à esquerda. O que você ganha ao fazer isso ou aquilo? 

Que ações / atividades ajudam a recuperar, melhorar o humor, dar a sensação de que você vive aqui e agora, equilibrar, dar confiança? Marque-os com um “+”.

E que ações / atividades retiram seus recursos internos, enfraquecem a confiança, causam tensão, exaustão, vazio? Marque-os com um “-“.

Agora você vê os detalhes do seu negócio que consome energia. Bem como atividades que desempenham um papel importante na manutenção do balanço energético.

Sua tarefa é fazer sua programação de tal maneira que durante o dia pelo menos uma coisa esteja presente, que o encha de energia. Pode demorar pouco tempo. O principal é que esta lição seja um recurso interno para você. Por exemplo, muitas vezes eu só preciso de 10 a 15 minutos para conversar com um ente querido sobre um tópico que nos une para nos recuperar de um dia agitado.

Todo mundo vai encontrar algo para desfrutar. Diariamente, inclua em sua agenda pequenas alegrias que o ajudarão a se encher de força. Assim, você se protege do desgaste no trabalho e de possíveis decepções.

Fontes:

Admin Jobs
Job Network
Global Careers Fair
Open Colleges
INC

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