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Como lidar com o burnout no trabalho?

Leoa cansada

O desgaste no trabalho leva à fadiga, falta de motivação e até problemas de saúde. O burnout pode ser evitado e como lidar com isso, se já ocorreu? 

Nosso autor é Oksana Pacelya , coach de negócios, coach de carreira, especialista em diagnóstico de talentos e desenvolvimento de potencial de personalidade (TTI Success Insights), fundadora e coach de negócios do centro de desenvolvimento de personalidade Self made Person .

Por que o burnout acontece e o que fazer com ele?

Muitas pessoas pensam que o desgaste emocional no trabalho ocorre apenas devido à sobrecarga, mas isso não é totalmente verdade. O desgaste é causado pelo fato de que prazos, horas extras e outros fatores de estresse se acumulam e superam a sensação de satisfação no trabalho.

Somente descobrindo a fonte do problema, você pode entender quais ações o ajudarão a se recuperar e, subsequentemente, evitar o esgotamento. 

1. Fadiga acumulada

Se você tem trabalhado duro ultimamente, mesmo nos fins de semana, e todos os seus pensamentos estão ocupados com os negócios, você provavelmente está apenas cansado nos níveis emocional e físico. 

Tire umas férias curtas ou dedique o fim de semana a si mesmo. Mesmo 2-3 dias de descanso ajudarão você a mudar, recuperar-se física e emocionalmente. É bom mudar a situação – ir a uma cidade desconhecida, fazer uma turnê, se familiarizar com algo novo.

Só não acho que funcione hoje em dia! Liberte mentalmente a situação e todas as questões de trabalho.

Tente combinar novas experiências e atividade física. Isso removerá a tensão acumulada no corpo, encherá você de novas impressões e trará emoções positivas.

Depois de descansar no primeiro dia, não mergulhe nos problemas de trabalho com a cabeça. Não demore depois do horário de trabalho, à noite faça coisas pessoais, vá a um café para almoçar, encontre amigos.

2. Relações no local de trabalho

A atmosfera no escritório tem um enorme impacto em nossa condição. Conflitos e estresse nos relacionamentos com colegas ou gerente geralmente causam desgaste emocional.

O principal problema da comunicação de trabalho é o mal-entendido. Ficamos com a sensação de que você não é ouvido, ignorado, nem apreciado sua contribuição.

Tente determinar qual é a causa raiz da situação. Olhe para a situação da posição de todos os participantes e tente entender quais interesses e necessidades não foram satisfeitos para todos?

Todos somos pessoas vivas e experimentamos emoções: raiva, raiva, irritação, medo, decepção, ressentimento, desgosto … É importante não sucumbir à sua influência destrutiva, mas ser capaz de transferir para um estado emocional produtivo. Tente mudar para as emoções dos ajudantes: calma, aceitação e interesse.

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Como fazer isso?

  • • diga mentalmente “Pare!” Para si mesmo ;
  • • identifique sua emoção, nomeie-a (você pode para si mesmo);
  • • pense em como essa emoção ajuda você a ser eficaz;
  • • determine o que deseja nesta situação, qual será a melhor solução para você e outras pessoas;
  • • Escolha uma emoção que será útil nessa situação e diga a si mesmo que a sente. Por exemplo: “Sinto interesse”.

Continue a comunicação, começando de um novo estado emocional.

3. Falta de satisfação no trabalho

Uma vez você ficou fascinado por suas atividades e pela variedade de tarefas. Você sentiu entusiasmo, interesse, curiosidade, impulso, inspiração, inspiração. Agora, tudo foi substituído por uma rotina e um sentimento de círculo vicioso; você percebe falta de interesse, tédio, tristeza, tristeza, decepção. Essa é uma das causas mais frequentes e ao mesmo tempo ocultas de desgaste emocional.

Você ficou em desenvolvimento profissional? Ou não aplique totalmente suas habilidades?

O que fazer sobre isso:

  • conectar novas tarefas interessantes e em desenvolvimento para você e a empresa;
  • iniciar novos projetos;
  • tentar resolver tarefas familiares de uma nova maneira;
  • pense em quais áreas da empresa você ainda pode provar a si mesmo e realizar seus talentos;
  • estudar o que o ajudará a alcançar um novo nível profissional;
  • Olhe em volta e esteja aberto a novas oportunidades.

Para a prevenção de burnout no trabalho

Introduzir higiene emocional em seus hábitos diários. Durante o dia, “nos apegamos” automaticamente a emoções diferentes. E mesmo que o dia tenha sido especialmente difícil, é grande a tentação de terminar com os entes queridos e compartilhar sua tensão com eles. Nesse caso, o cérebro sempre encontrará uma razão no comportamento dos outros. Passar a noite com tristeza também não é a melhor opção. A ferrugem não ajuda a recuperar e exige apenas força.

As regras da higiene emocional 


1) Após uma comunicação desagradável (quando emoções negativas “derramaram” sobre você ou você mesmo se tornaram sua fonte):

  • substitua as mãos sob uma corrente d’água – quanto mais forte a tensão emocional e a tensão, mais tempo você mantém as mãos debaixo d’água;
  • beba um copo de água;
  • pegue uma folha de papel – essa será a sua “folha de raiva”: transfira mentalmente toda a negatividade para o papel e depois amasse e descarte;
  • sacudir as emoções: bater os pés, apertar as mãos, tirar as roupas como se estivessem sujas.


2) Antes de sair do trabalho:

  • lave as mãos;
  • anote na folha todas as emoções que eu gostaria de deixar e não continue comigo, e jogue a folha no lixo;
  • beba uma xícara de chá ou um copo de suco.
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3) Antes de você ir para casa:

  • faça uma caminhada de pelo menos 10 a 15 minutos, os pensamentos se acalmarão;
  • vá ao ginásio para desabafar emoções ou agache-se várias vezes, bata palmas, como se estivesse abraçando as costas, esfregue as palmas das mãos;
  • suba / desça as escadas, não use o elevador.

Você não precisa de muito tempo. Apenas 5 a 10 minutos dessas ações ajudarão a se livrar de condições desnecessárias, passar a noite de bom humor e descansar bem.

Rapaz descansando na mesa
Rapaz descansando na mesa

Em busca da produtividade: 6 hábitos “inofensivos” que levam ao esgotamento

Muitos livros e artigos foram escritos sobre desgaste emocional no trabalho. Mas poucos falam do estado que o precede. Estamos tão acostumados a trabalhar duro e descansar pouco, que não percebemos micro-desvios nos empurrando para o abismo de fadiga e colapsos.

O psicólogo social, cofundador do laboratório de P&D e da plataforma educacional Beehiveor Ilya Bachurin no evento Hacking Monday no parque de inovação da UNIT.City compartilhou seis razões que levam à síndrome da fadiga da informação e depois ao esgotamento.

1. Multitarefa

Por muitos anos, fomos alimentados com mitos da produtividade – sobre Julia Caesar e outras grandes personalidades que supostamente sabiam fazer várias coisas ao mesmo tempo. Mas os resultados da pesquisa e a experiência de amigos e colegas falam de maneira bem diferente. Nossa produtividade cai se desviarmos nossa atenção.

O dano da multitarefa é que sobrecarregamos nossa RAM. Nosso foco está caindo. E então vem a fadiga.

Como lidar com isso? Faz sentido se concentrar em uma tarefa de cada vez. Técnica Pomodoro  para ajudá-lo.

2. FOMO (medo de perder)

Decifrar o acrônimo FOMO do inglês significa “medo de perder alguma coisa”. Tentamos estar no auge das tendências, conhecer todas as últimas notícias do país, do nosso setor, na vida de amigos e conhecidos. Queremos ser os primeiros a aprender sobre novas oportunidades e não perder nada que possa nos prometer lucro ou prazer.

O que realmente recebemos? Sobrecarregar o cérebro com o fluxo de informações necessárias e desnecessárias. Estamos ficando cansados.

3. Perfeccionismo

Não há melhor maneira de se cansar e se esgotar do que gastar duas vezes mais tempo na solução de um problema do que era originalmente necessário. Como é isso? Parece-nos que tudo deve ser perfeito, mesmo onde tudo já é tão bonito. Fomos educados por muitos anos nos postulados da Apple e Steve Jobs, mas esquecemos de esclarecer que milhares de pessoas trabalhavam do anoitecer ao amanhecer por trás de um grande gênio.

Há um ditado maravilhoso em inglês:
Feito é melhor que perfeito – “Feito é melhor que perfeito”.

Como lidar com isso? Lembre-se da regra de Pareto . Na maioria dos casos, você obtém 80% do resultado com apenas 20% do esforço. Concentre-se em entender quais 20% são importantes e faça todos os esforços para melhorá-los. Não faz sentido perder tempo extra e trazer ao ideal os 80% restantes, o que pode ser desnecessário.

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4. O cansaço social é um sinal claro de desgaste

Se você se sentir subitamente cansado de tudo, é hora de tirar as férias com urgência. A irritação para com as pessoas não é tirada do zero – geralmente é uma projeção da própria insatisfação, desejos não realizados e fadiga banal.

Como lidar com isso? Reserve um tempo para si mesmo, desconecte-se do fluxo da vida de outras pessoas nas redes sociais, preste atenção à sua lista de desejos, durma o suficiente.

5. Sobrecarga do córtex pré-frontal

O córtex pré-frontal é a parte do cérebro que rastreia, controla, dirige, focaliza e gerencia suas ações.

Quaisquer violações do seu trabalho – e agora você é facilmente distraído, alternando constantemente de uma tarefa para outra, procrastinando, lendo poucos livros e muitas redes sociais, perdendo perseverança, lento, impulsivo e avaliando incorretamente suas ações.

O que vem a seguir? Você está pisando no caminho para o distúrbio do déficit de atenção.

Como lidar com isso?  Para ajudar seu cérebro, relaxe, durma o suficiente, evite estresse, emoções negativas, aprenda a trabalhar de maneira concentrada e fluida.

6. Armadilhas de dopamina

A dopamina – o hormônio da alegria e do prazer – é a última, mas não menos importante, razão para o início da fadiga da informação. Caímos em uma armadilha hormonal toda vez que queremos nos recompensar um pouco. Nós nos permitimos “esfregar um pouco a fita” de manhã, comer uma sobremesa “levemente oooh” depois do almoço e “deitar um pouco” depois do jantar, em vez de ir para a academia.

Armadilhas de dopamina nos aguardam a cada passo. Cada vez que temos que pagar seriamente por eles – libras extras, tempo perdido, saúde, vitalidade.  

Ficamos cansados ​​e não queremos mais nada. E agora precisamos ser salvos do esgotamento.

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