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Como detectar e prevenir o desgaste emocional no trabalho?

Gato miando

Empregadores em todo o mundo são surpreendentes – a síndrome do esgotamento emocional está aumentando. Como evitar essa condição e verificar se está esgotado, aconselha Olesya Kyrylchuk, especialista em gerenciamento de equipe da EPAM Ucrânia.

44% dos trabalhadores nos Estados Unidos admitem sofrer desgaste emocional de tempos em tempos, enquanto 23% sofrem com isso de forma contínua. O tratamento do esgotamento no trabalho custa aos Estados Unidos US $ 125 a US $ 190 bilhões anualmente.

O domínio de TI também não é esquecido. No ano passado, a rede social anônima Blind classificou as empresas do Vale do Silício com o maior percentual de funcionários esgotados.


Quem e por que queima no trabalho?

Segundo um estudo da empresa de análise Gallup, as principais causas de desgaste emocional no trabalho são: 

  • tratamento injusto;
  • carga incontrolável;
  • falta de clareza nas funções de trabalho;
  • falta de comunicação e suporte adequados da alta gerência;
  • prazos irracionais. 

Pela minha experiência, direi que todas as pessoas se deparam com essas razões no local de trabalho durante diferentes períodos de sua carreira. A categoria mais vulnerável é a gerência intermediária. São gerentes que já são responsáveis, mas ainda não alcançaram todo o seu potencial para assumir uma posição de topo na empresa. 


4 níveis de burnout: onde você está?

O consultor organizacional ucraniano e treinador de negócios Yuriy Kravchenko desenvolveu uma teoria de que o esgotamento emocional pode ser superado se o problema for identificado corretamente e em tempo hábil. Portanto, é extremamente importante descobrir em tempo hábil que você está atualmente em risco.

Yuri identifica quatro níveis de desgaste emocional, cada um com seus próprios sintomas.


1. Nível físico, ou “estou cansado”

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Nesta fase, uma pessoa está passando por uma atividade física ou mental significativa, sofrendo de sono insuficiente e insuficiente, uma grande quantidade de trabalho e prazos e muito mais. A queima neste nível pode ser atribuída à fadiga padrão que pode ser superada com a mudança de seus hábitos. 

No nível físico e o “tratamento” é apropriado – sono saudável e nutrição adequada, caminhadas ao ar livre, esportes, férias e muito mais.


2. Nível de energia ou “não tenho energia”

Nesse nível, acorda-se de manhã quase sem energia, o que à noite se torna ainda menos. A propósito, isso distingue o burnout da depressão – durante a última força pode aparecer no final do dia. Outro marcador importante é que as pessoas começam a perder a capacidade de sentir emoções. A tristeza e a alegria são as primeiras a desaparecer, porque são as mais brilhantes de toda a paleta de emoções.

Nessa situação, mudar o ambiente – tanto profissional quanto pessoal – ajudará. Dessa maneira, recuperamos a capacidade de encontrar alegria na vida.


3. Nível emocional, ou “estou emocionalmente exausto”

Nesse ponto, pode-se nem perceber que algo está errado com isso. Ela está tão esgotada que quase não sente emoção, não acredita em sua própria força, mas pensa que seu trabalho não é importante e que os esforços são fúteis. Essa é uma condição em que as mãos e a auto-estima são reduzidas e apenas o trabalho com um treinador e / ou psicoterapeuta pode ajudar. 

Os sintomas deste nível são muito semelhantes à depressão. No entanto, a depressão é uma doença causada pela vida em geral, enquanto o esgotamento emocional é causado por uma atividade específica – profissional, maternidade, voluntariado. 


4. Nível existencial, ou “perdi o senso” 

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Nesse nível, uma pessoa perde o significado de sua atividade. Esta condição também é semelhante à depressão. No entanto, deve demorar mais de duas semanas para diagnosticar o último.

A assistência depende de qual é o esgotamento, que chegou a um nível existencial. Em alguns casos, essa condição deve ser tratada medicamente.

Se o conflito resultar da infância – você deve consultar um psicoterapeuta. Se uma pessoa não entende seu propósito na vida e não tem um objetivo – um treinador pode ajudar. 


Como evitar o desgaste emocional?

É importante entender que qualquer desgaste ocorre gradualmente. A princípio, uma pessoa se cansa, depois perde poder e depois deixa de entender os significados. Todas essas condições podem ser evitadas através do monitoramento constante do estado da vida.

Ofereço aos meus alunos os métodos comprovados de equilibrar carga de trabalho, responsabilidade e oportunidades. E se você se sentir esgotado, tente identificar e corrigir o desequilíbrio em sua própria vida. 

Você pode fazer isso com a ajuda de uma roda de equilíbrio, bem como com o modelo de equilíbrio de quatro esferas da vida. Essas técnicas são mais eficazes para a prevenção de burnout e nos dois primeiros níveis. No terceiro e quarto níveis, é necessário trabalhar com um especialista.


Roda da vida equilíbrio

O autor Paul J. Mayer desenvolveu uma técnica fácil de usar. A roda é dividida em 8 esferas de segmentos, cada uma das quais pode ser avaliada em uma escala de 10 pontos. 

Imagine como seria sua vida se cada uma das esferas estivesse na marca de 10. Em seguida, indique na roda o estado atual de cada um dos segmentos. Como resultado da comparação, você verá lacunas e poderá equilibrar sua vida adequadamente.

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Roda de equilíbrio

Modelo de equilíbrio de quatro esferas da vida

O autor dessa abordagem é o fundador da psicoterapia positiva, Nossrat Peseshkian, que foi nomeado para o Prêmio Nobel de 2009 em Fisiologia e Medicina. Na sua opinião, a pessoa conhece o mundo através do corpo (atividade física, saúde, bem-estar, aparência), atividade (realizações profissionais, treinamento, ciência), contatos (relacionamentos emocionais próximos, família, amigos) e espiritualidade (sonhos, fé, objetivos para o futuro, significado da vida). E cada um desses canais de conhecimento do mundo deve receber uma porcentagem igual de tempo e esforço; caso contrário, haverá um desequilíbrio que pode levar ao esgotamento.


O desgaste é terrível se eu amo meu trabalho?

Por fim, gostaria de salientar que a idéia de que o desgaste emocional é desconhecido para os envolvidos em um negócio favorito é muito comum. Isso irá desapontá-lo – até acontece se você ama seu trabalho. Afinal, altos níveis de envolvimento são um catalisador perigoso para a síndrome de burnout. 

Portanto, a chave da nossa saúde mental é a capacidade de ouvir nossos próprios sentimentos, aprender a reconhecer nossas emoções e necessidades, encontrar equilíbrio e procurar ajuda profissional em tempo hábil. Queime, mas não queime!

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