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7 regras de desintoxicação para viciados em internet

Moça bebendo café com celular na mão

Sugerimos que você organize uma desintoxicação informativa: melhore a qualidade de vida sem a Internet e aprenda como medir o tempo gasto com seus dispositivos.

A quantidade de informações na Terra continua a aumentar. Em meados do último milênio, as informações dobraram a cada 250 anos, em meados do século passado – a cada 7 anos, e hoje leva seis meses. Durante 6 meses, a humanidade é capaz de criar a mesma quantidade de novas informações que foram criadas em toda a história anterior.

Portanto, todos nós precisamos periodicamente de desintoxicação informativa. E também uma abordagem mais consciente do uso da Internet. Menos guias no navegador, postagens em redes sociais, mensagens em mensagens instantâneas – mais comunicação ao vivo e vida real.

Qual é a essência do problema?


Você já pensou em quantas vezes clica no botão Pesquisar? Quantas páginas você abre por dia? Você olha constantemente para o seu smartphone para verificar se chegou uma mensagem? Você está obsessivamente atualizando seu e-mail e se alimentando no Facebook? Procurando informações úteis e já abriu o vigésimo link? A alta tecnologia torna as pessoas viciadas. 

A Internet mudou a maneira como vivemos. Isso afeta a saúde mental e o pensamento, reduz as habilidades cognitivas.

Mais de mil estudantes de 10 países participaram do experimento O mundo desconectado. Apenas um dia abandonaram os aparelhos modernos. Como resultado, cada pessoa comparou sua condição com a sensação experimentada pelos viciados em antecipação de uma dose. Mas, ao mesmo tempo, observaram que, perdendo seus telefones celulares, começaram a se comunicar sobre assuntos mais profundos.

Os neurofisiologistas chamam de vício em Internet e aparelhos de dopamina. A dopamina é um hormônio responsável pela determinação e atividade. E também pela antecipação e expectativa de prazer.

Nos anos 60, James Olds e Peter Miller, da Universidade McGill, conduziram um experimento que lançou luz sobre o surgimento de tais vícios. Uma certa parte do cérebro de ratos (chamada de centro do prazer) estava excitada com uma corrente fraca. 

Como resultado, os ratos fizeram tudo para experimentar esse sentimento repetidamente. Eles apertaram a alavanca por horas e não precisavam de comida, parceiro sexual ou segurança.

Mais tarde, porém, a pesquisa continuou, e o nome “centro de prazer” está errado. Quando um experimento semelhante foi realizado com as pessoas, elas foram questionadas sobre os sentimentos que tinham quando pressionaram o botão. A estimulação levou à liberação de dopamina. Mas acabou que ele não traz felicidade, mas um sentimento de ansiedade. Esse hormônio prometeu apenas uma recompensa que uma pessoa nunca recebeu .

A dopamina nos dá a busca pela conquista, nos empurra a buscar prazer. Na Internet, fazemos o que procuramos – clique nos botões para não perder nada …

Para limpar o cérebro do lixo de informações, você precisa primeiro aprender como medir o tempo gasto com seus dispositivos e, em segundo lugar – melhorar a qualidade de vida sem a Internet. Vamos começar em ordem!

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Etapa 1 – Recusar dopamina


Realize um experimento – sempre que estiver distraído com o telefone, faça uma anotação. No final do dia, conte o número deles. Você ficará surpreso com quanto tempo dedica aos seus dispositivos. Isso é caro para o nosso cérebro: precisamos nos distrair, passar de uma tarefa para outra. O resultado – fadiga incompreensível, diminuição da concentração e atenção.

Pessoa escrevendo no notebook
Pessoa escrevendo no notebook

Configure o correio para que as notificações cheguem apenas por motivos importantes. E não se esqueça de distinguir entre comunicações pessoais e de trabalho.

Remova aplicativos desnecessários . Desative as notificações por pelo menos uma semana e deixe apenas as realmente necessárias. E não se esqueça dos relógios inteligentes. O impacto deles é ainda mais forte.

Não guarde aparelhos no quarto. Coloque o telefone em outro quarto. Também é aconselhável adiar todos os aparelhos pelo menos 1 hora antes de dormir. A luz azul das telas inibe a produção de melatonina, o hormônio do sono, e pode causar insônia.

Redefina seu ambiente virtual. Todos esses blogueiros são realmente importantes para você lê-los?

Outra opção é trabalhar usando a técnica “tomate” , ou seja, divida suas tarefas em períodos de 25 minutos chamados “tomates” (Francesco Cirillo, que inventou esse método, usou um timer de cozinha para determinar o tempo). Pode ser simplificado: 30 minutos de atividade vigorosa e 10 minutos para todo o resto, incluindo redes sociais.

Etapa 2 – Melhorar a qualidade de vida sem a Internet


Quanto mais pessoas interessantes e eventos importantes na vida de uma pessoa, mais fácil é deixar seu smartphone de lado com um laptop. Faça uma regra para passar o fim de semana para que o resto do seu cérebro!

Mergulhe completamente no que está acontecendo com você Encontro com a família, almoço de domingo. Faça menos, desfrute de coisas simples, sem pressa e sem problemas. Se você verificar novamente se perdeu as mensagens, pergunte-se o quão importante e urgente isso é. O que acontece se você responder mais tarde?

Há tanta informação que começamos a esquecer: realmente não precisamos de tudo.

Aprenda a ouvir a si mesmo. Passamos dias no computador, absorvendo notícias, postagens e vídeos. Isso carrega o cérebro a tal ponto que deixa de perceber os sinais que seu próprio corpo alimenta. Talvez seja a hora de você reconsiderar suas refeições ou se inscrever na piscina?

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Fique sozinho consigo mesmo . O envolvimento no mundo da informação digital cria um efeito de multidão. Mas a solidão temporária tem muitas vantagens. Caminhada, ioga, meditação ou apenas uma xícara de chá, um livro e uma cadeira com um cobertor … Em silêncio, começamos a sentir melhor nossos verdadeiros desejos.

Para que este artigo realmente o beneficie, sugerimos que você faça um pequeno teste.

Descubra como você é suscetível ao vício em informações. Se o resultado o avisar, comece a agir hoje!

  • 1.  Você sente vontade de usar as redes sociais e a Internet com mais frequência?
  • 2. Você os usa para se livrar de problemas pessoais?
  • 3. Você tentou, sem sucesso, abandonar o uso de redes sociais ou da Internet?
  • 4. Você se sente ansioso se não tiver acesso às redes sociais ou à Internet?
  • 5. Você usa a Internet e as redes sociais com tanta frequência que interfere no seu trabalho?

Se você respondeu “sim” três vezes ou mais, considere recusar por 21 dias (o tempo durante o qual um novo hábito é desenvolvido) quaisquer curtidas e comentários. E nos fins de semana – para organizar uma desintoxicação informativa e abandonar completamente a Internet. 

Fontes:

Admin Jobs
Job Network
Global Careers Fair
Open Colleges
INC

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