Carregando...

6 maneiras de lidar com o estresse no trabalho

Rapaz cansado no trabalho

Você se estressa demais no trabalho? Tatiana Vovk , psicóloga social e consultora de saúde mental em organizações, aconselha como reduzir a carga de trabalho e aumentar seu próprio estresse.

O estresse nem sempre é ruim. Pode ajudá-lo a manter o foco, a energia e a capacidade de enfrentar novos desafios. Mantém você focado ao falar com um grande público ou ao lidar com uma crise.

Mas no mundo de hoje, o trabalho muitas vezes parece uma montanha-russa emocional. Muito trabalho, prazos apertados e demandas sempre crescentes podem causar ansiedade, exaustão e sobrecarga. E quando o estresse se torna excessivo, deixa de ser útil e começa a prejudicar sua mente e corpo, além de afetar sua satisfação no trabalho.

Existem muitas maneiras de aumentar sua resiliência e recuperação psicológica . Convencionalmente, eles podem ser divididos em estratégico (aqueles que devem ser integrados à sua vida e implementados sistematicamente para a formação de habilidades) e táticos (aqueles que o ajudarão a dominar-se rapidamente em uma situação tensa).


1. Fale com alguém

Às vezes, a melhor maneira de reduzir o estresse é compartilhar suas experiências. Converse com alguém em quem você confia. Suporte e compaixão podem ajudar a aliviar a tensão e restaurar o descanso. Lembre-se: a outra pessoa não precisa resolver seus problemas, apenas precisa ser um bom ouvinte.

Ao falar, assumimos o controle de nossas experiências. Além disso, se um ente querido tem sentimentos semelhantes – medo, confusão, agressão, ódio, estupor, etc. (e essas são experiências normais em uma situação estressante), a discussão sem condenação permite que você não suplante, mas tome sua condição e assuma o controle da situação. 

É por isso que a cultura organizacional de apoio e ter um amigo próximo no trabalho são tão importantes.


2. Cuide-se

Se você está muito focado no trabalho, é fácil negligenciar sua saúde física. Mas justamente quando você mantém sua saúde com uma dieta e exercícios equilibrados, você se torna mais forte e mais resistente ao estresse.

Aproveite o tempo para se exercitar regularmente, planeje-o enquanto planeja seu trabalho diário. O exercício é uma maneira eficaz de elevar seu espírito, aguçar seu foco, relaxar sua mente e corpo. 

Movimentos rítmicos (como caminhar, correr, dançar, etc.) acalmam particularmente o sistema nervoso. Para alívio máximo do estresse, tente dedicar pelo menos 30 minutos à atividade física na maioria dos dias úteis.

Leia mais  O que é cultura corporativa

E quando o estresse no trabalho se intensificar, tente fazer uma pausa rápida e dar um passeio fora do local de trabalho, se possível. O movimento físico o ajudará a restaurar o equilíbrio.


3. Não sacrifique o sono

Muitas vezes, tentamos fazer mais dormindo. Essa abordagem realmente afeta apenas sua produtividade, criatividade, capacidade de resolução de problemas e foco. Quanto melhor você descansar, melhor poderá desempenhar suas funções e lidar com o estresse no local de trabalho.

Melhore a qualidade do seu sono. Por exemplo, vá para a cama e levante-se à mesma hora todos os dias. Tente dormir cerca de 8 horas por dia – essa é a quantidade de sono que a maioria dos adultos precisa para se sentir bem e trabalhar bem.

Desligue seus aparelhos uma hora antes de dormir ou use o modo noturno. A luz emitida pelo tablet, smartphone e computador inibe a produção de melatonina no corpo, você precisa adormecer e pode prejudicar gravemente seu sono.


4. Defina prioridades e organize o horário de trabalho

Existem etapas práticas simples que você pode tomar para recuperar o controle de sua situação e impedir que seu trabalho e estresse estraguem sua vida.

Crie um cronograma equilibrado. Tente encontrar um equilíbrio entre vida profissional e familiar, atividades sociais, responsabilidades diárias e tempo para si mesmo.

Programe pausas regulares. Certifique-se de fazer uma pequena pausa durante o dia para passear, conversar com um amigo ou meditar. Além disso, tente ir além do local de trabalho para o almoço. Isso o ajudará a relaxar, recarregar e ser mais produtivo.

Estabeleça limites pessoais saudáveis. Muitos se sentem obrigados a estar disponíveis 24 horas por dia e verificam no smartphone tudo o que está relacionado ao trabalho. Mas é importante ter períodos em que você não está trabalhando ou pensando em trabalho. Decida quando não verificar seu e-mail, decida não atender chamadas comerciais à noite ou nos finais de semana e muito mais.

Obviamente, há um trabalho importante para manter contato, especialmente quando ocorre força maior. Mas, mesmo assim, você pode definir limites e concordar com quais das questões mais prementes você pode e deve se preocupar.

Leia mais  3 dicas para você sair do conflito

Divida os projetos em pequenas etapas. Se você achar um projeto grande difícil, concentre-se em uma etapa gerenciada de cada vez e não tente fazer tudo de uma vez.


5. Livre-se dos maus hábitos que produzem estresse no trabalho

Muitos exacerbam seu estresse com pensamentos e comportamentos negativos. Quando você muda esse hábito, descobre que lidar com o estresse será mais fácil.

Resista ao perfeccionismo . Ao definir metas irrealistas, você se prepara para uma lista de pendências. Esforce-se para fazer tudo o que puder; ninguém pode pedir mais.

Trabalhe em seu pensamento negativo. Se você se concentrar nas desvantagens de cada situação, sentirá que sua energia e motivação estão diminuindo. Tente pensar positivamente sobre o seu trabalho, evite colegas que lhe causam negatividade e se elogie pelas realizações, mesmo que pequenas.

Não tente controlar os não controlados. Muitas coisas no trabalho estão além do nosso controle, especialmente o comportamento de outras pessoas. Concentre-se no que você pode gerenciar. 

Procure humor em qualquer situação. O humor é uma ótima maneira de aliviar o estresse no local de trabalho. Quando você ou seus companheiros começarem a ficar muito sérios, encontre uma maneira de aliviar o clima contando uma piada ou uma história engraçada.


6. Formule habilidades de relaxamento

Um impulso de estresse deve ser conscientemente respondido por um relaxamento que pode impedir o impacto de um impulso de estresse – atrasá-lo ou, pelo menos, enfraquecê-lo, impedindo distúrbios psicossomáticos no corpo. 

Ao ativar a atividade do sistema nervoso, o relaxamento regula o humor e o grau de excitação mental, permite reduzir ou livrar-se completamente da tensão mental e muscular induzida pelo estresse.

Se você se encontrar em uma situação estressante, use as seguintes opções de auto-ajuda para diminuir o início do estresse agudo e dominar-se rapidamente.

Mude a situação, se possível. Vá para um lugar onde não haja mais ninguém ou saia para fora, onde você pode ficar sozinho com seus pensamentos. Analise mentalmente onde você foi, concentre-se nos detalhes que o cercam.

Leia mais  Design Thinking: Como desenvolver uma solução inovadora em 4 etapas

Faça alguns negócios. Qualquer coisa que possa distraí-lo de pensar: limpe sua área de trabalho, abaixe as coisas. O segredo desse método é simples: qualquer atividade, especialmente trabalho físico, na situação estressante atua como um para-raios – ajuda a distrair-se do estresse interno.

Ouça sua música suave favorita. Tente ouvir, concentre-se nisso. Lembre-se de que concentrar-se em algo sozinho contribui para o relaxamento completo e evoca emoções positivas.  

A prática diária de meditação / atenção plena também pode ter um efeito positivo no seu bem-estar e na sua resistência a situações estressantes. Você pode adotar uma das práticas e usá-la em circunstâncias estressantes para acalmar.

A pausa atenta é uma abordagem simples em duas etapas, onde você para e respira com cuidado por 15 segundos e depois faz uma pergunta a si mesmo: “Como posso usar um dos meus pontos fortes agora?”  

Respiração profunda. Sente-se confortavelmente e feche os olhos. Imagine-se em um lugar agradável – junto ao rio, mar ou onde quer que esteja em paz. Inspire lenta e profundamente pelo nariz, prenda a respiração por um momento no pico da inspiração e expire o mais lentamente possível. Tente imaginar que a cada respiração profunda e longa expiração, você está parcialmente aliviado de estresse e tensão.

Outro exercício. C yadte confortavelmente, feche os olhos e apontar a atenção para sua respiração. Quando pensamentos, emoções, sentimentos físicos ou sons externos chegam até você, apenas observe-os, aceite-os e libere-os, concentrando-se na respiração novamente. Pensamentos completamente diferentes virão à sua cabeça, isso é normal – deixe sua mente vagar e gradualmente a leve de volta a descansar. No final da prática, gradualmente tome consciência do seu corpo, comece a ouvir o que está acontecendo ao seu redor, lembre-se dos objetos que o cercam e abra os olhos.

E lembre-se: cuidar de si mesmo não significa mudar completamente seu estilo de vida. Até as pequenas coisas podem animá-lo, adicionar energia e deixar você sentir que está no controle novamente.

Fontes:

Admin Jobs
Job Network
Global Careers Fair
Open Colleges
INC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *