Como desenvolver resiliência

Estresse, horas extras, carga de trabalho pesada, comunicação deficiente … Existem muitos fatores que afetam negativamente nosso bem-estar emocional. Para se tornar mais resiliente a situações de crise, você precisa desenvolver resiliência.

Coisas ruins acontecem a cada um de nós de tempos em tempos. Hoje, amanhã, será o fim de nossas vidas. Nosso trabalho é aprender a responder adequadamente.

O que é resiliência?

Resiliência é a capacidade de se recuperar de problemas psicológicos, de retornar à sua forma original após todos os desafios da vida. Você pode desenvolver essa qualidade assim como aprendemos um idioma ou dominamos um esporte.

Muitas vezes, é difícil para pessoas com baixa resiliência se recuperar por conta própria. E há um alto risco de que eles sofram de transtornos mentais.

Será um erro pensar que as pessoas de alta resiliência resolvem todos os problemas, assumem a cabeça e nunca desistem. Isto não é verdade.

Pessoas com alta resiliência também experimentam emoções negativas em tempos de crise, às vezes muito fortes. Mas eles são capazes de se recuperar rapidamente e até melhor do que eram antes da crise com seus próprios recursos ou com a ajuda de um especialista.

E quando encontram um problema semelhante, recuperam-se mais rapidamente e retornam à vida normal.

Como desenvolver sua resiliência?

1. Reconhecer que problemas psicológicos também fazem parte da vida

Antes de tudo, deve-se entender que ter alguns problemas de saúde mental é tão normal quanto ter problemas de saúde física.

Como identificar esses problemas?

• Emocionalmente: as pessoas se tornam mais sensíveis às críticas, irritadas, inseguras de si mesmas.

• Cognitivo: capacidade reduzida de concentração, dificuldade em tomar decisões, erros ocorrem e o desempenho diminui.

• Comportamental : uma pessoa se atrasa (ou, por outro lado, faz tudo antecipadamente), pula jantares, retrabalha ou tira dias extras de folga, se comunica menos com amigos e colegas ou, inversamente, se torna mais extrovertida.

• Físico: fadiga, problemas de saúde, doenças somáticas.

2. Reduza o nível de estresse psicológico

Você precisa aprender a perceber a tempo quando sua cobrança cai. Encontre maneiras de ajudá-lo a reconstruir sua saúde mental . Tire um dia de folga, desligue seus aparelhos, fique quieto, pratique a atenção plena ou apenas faça seu hobby favorito.

Verifique seu status psicológico agora

Se você responder “sim” a um dos itens abaixo, precisará de um tempo para descobrir:

  • Perdeu o interesse no trabalho.
  • Você está no trabalho, mas está longe pensando em seus problemas.
  • Começou a tratar seus entes queridos de maneira diferente. Por exemplo, seu namorado ou namorada de repente começou a incomodá-lo. E não é necessariamente sobre eles.
  • Facilmente irritado.
  • Sinta-se mais cansado.
  • Rapidamente esgotado, deprimido.
  • Você não gosta das coisas que lhe agradaram antes.
  • Torne-se menos comunicativo do que o habitual e evite reuniões.
  • Beba álcool para facilitar para você.


3. Não tenha medo de pedir ajuda

Se você estiver preocupado com algo que não pode lidar sozinho, consulte um especialista.

Infelizmente, as estatísticas dizem que:

  • 35% dos trabalhadores não procuram apoio quando enfrentam problemas de saúde mental.
  • 86% pensam duas vezes antes de oferecer ajuda a um colega com sinais de tais problemas.

Em nenhum caso, você deve dizer: “Você está bem, um ótimo trabalho, uma família maravilhosa, amigos, o que está perdendo?” Não deixe de compartilhar com alguém, conte-nos sobre sua dor.

Atenção! Se você foi procurado para obter apoio, não aconselhe “apenas jogue fora seus pensamentos estúpidos da cabeça” ou “tome-se na mão”. É como dizer a uma pessoa com a perna quebrada – apenas levante-se e vá embora.


4. Aprenda a entender a si mesmo e suas emoções

Para fazer isso, precisamos prestar atenção em como pensamos. Normalmente, respondemos a um evento específico: situação – emoção – comportamento . 

Ou seja, reagimos emocionalmente desde o início e depois agimos rapidamente. Tão rápido que esquecemos de analisar a situação. A maioria dos pensamentos nesses momentos não é verdadeira e produtiva.

Sua reação deve ser algo assim:
situação – reflexão – emoção – comportamento.

Por exemplo, você recebeu uma promoção. A primeira reação é o medo, porque parece que você não vai lidar, você não é competente o suficiente. Mas se você não entra em pânico e pensa um pouco, acontece que você já enfrentou tarefas semelhantes. 

Portanto, subestimar as próprias habilidades não é verdade. Você precisa ter medo e prazer de ter a oportunidade de mostrar suas habilidades e desenvolver habilidades. A principal coisa que você precisa aprender é adicionar à cadeia de reação a um evento de reflexão.


13 dicas para aumentar sua resiliência

1. Construa conscientemente sua rede de suporte social 

A solidão pode causar danos reais à sua saúde mental e física. Bem, se houver pessoas ao seu redor, você pode conversar em qualquer condição. 

Apoiar a família, amigos, colegas e conhecidos nos ajuda a nos sentir valorizados e a desenvolver nossa resiliência. Crie conexões sociais em diferentes grupos. Ele aprende a dar apoio, mostrar empatia, fazer contato.

2. Ajude quem precisa 

Uma pessoa se torna mais forte ajudando os outros. Pode ser qualquer trabalho voluntário.

3. Aprenda a olhar o evento de forma holística

Mas sempre se pergunte como você pode influenciar a situação.

4. Entenda que mudar é uma coisa natural

Concentre-se no que você pode mudar, não no que não pode. Quaisquer mudanças fazem parte da vida, não há nada de terrível em mudar seus objetivos, adaptando-os a novas circunstâncias. Concentre-se nas coisas que você pode controlar e mudar, não nas que não pode.

5. Pense em suas prioridades

É importante entender o seu propósito. Ele se baseia em seus valores e pontos fortes. Isso é vital para o seu desenvolvimento e suporte a uma perspectiva positiva. Pense o que mais importa para você? Como e com quem você quer gastar seu tempo? Certifique-se de ter tempo para si mesmo. É importante relaxar periodicamente e pensar em seus objetivos na vida.

6. Aprenda autoconhecimento

Procure oportunidades para se explorar. Tempos difíceis são os momentos em que se aprende mais sobre si mesmo. Mas quando você se conhece bem e sabe o que ajuda a se recuperar, os tempos de crise podem passar mais rápido e mais fácil.

7. Forme uma visão positiva de si mesmo

Comemore suas vitórias, não apenas marque o planador. Lembre-se dos desafios que você realizou com sucesso no passado. Confie em si na resolução de problemas e na tomada de decisões.

8. Mime-se com humor

Às vezes, também é útil rir de si mesmo.

9. Faça uma pausa, pare

Concentre-se não nos problemas do dia a dia, mas em coisas agradáveis ​​além. A pressão da informação pode afetar negativamente sua saúde mental. Vale a pena ter um tempo não estruturado que não será carregado com atividades úteis.

10. Olhe em perspectiva

Mesmo quando as circunstâncias não são as melhores. Mais cedo ou mais tarde, qualquer faixa preta termina. Lembre-se de como as coisas estavam ruins antes e de quantas coisas boas aconteceram então.

11. Cuide-se

Sono, nutrição, exercício.

12. Desenvolver bons hábitos diários

Isso elimina a necessidade de escolha, economiza recursos e ajuda a estruturar a vida.

13. Faça uma lista de 10 coisas que são úteis para você

Você precisa saber exatamente o que o suporta e enche. Detalhes! Podem ser coisas simples, como uma caminhada no parque, uma xícara de seu chá favorito ou corrida.

Fontes:

Admin Jobs
Job Network
Global Careers Fair
Open Colleges
INC

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