7 exercícios para desenvolver inteligência emocional

A inteligência emocional está entre as 10 principais competências que devem ser dominadas antes de 2020, de acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial em Davos. Como desenvolvê-lo, diz Anna Khitrik , consultora de RH e treinadora de negócios .

No final do século 20, os pesquisadores perceberam que, para uma carreira de sucesso, não basta ter alta inteligência e ser um especialista em seu campo. É necessário algo mais, relacionado aos sentimentos e emoções de uma pessoa. Essa qualidade é chamada de “Inteligência Emocional” (Inteligência Emocional).

Segundo o jornalista científico Daniel Goleman, o conceito de “inteligência emocional” inclui 5 componentes.

1. Autoconsciência – a capacidade de uma pessoa de entender corretamente suas emoções e motivação, avaliar suas fraquezas e pontos fortes, determinar objetivos e valores da vida.
2. Auto – regulação – a capacidade de controlar suas emoções e conter impulsos.
3. Motivação – a capacidade de buscar uma meta pelo próprio fato de sua conquista.
4. Empatia – a capacidade de entender as emoções que os outros experimentam, levar em consideração os sentimentos de outras pessoas ao tomar decisões e também ter empatia com outras pessoas.
5. Habilidades sociais – a capacidade de construir relacionamentos com as pessoas e direcionar seu comportamento na direção desejada.

O alto nível de desenvolvimento de todos os componentes da EI nos ajuda a construir uma carreira de maneira mais eficaz e a sentir satisfação com nosso trabalho. Vamos levar 30 minutos para nós mesmos e organizar um mini-treinamento.

Aprendendo a rastrear sua condição.

Uma pessoa atinge a meta somente quando vê claramente para onde ir e entende o que está acontecendo ao redor. Quem não conhece seu próprio mundo emocional passa pela vida de olhos fechados.

De acordo com Paul Ekman, psicólogo americano e especialista no estudo das emoções, temos 7 emoções básicas: raiva, tristeza, desprezo, nojo, medo, surpresa, alegria. 

Eles se misturam em coquetéis e formam a base de reações automáticas ao que está acontecendo. Além disso, várias emoções (geralmente duas) estão levando em nossas vidas. E é importante acompanhar quais.


Exercício 1.
 Para descobrir o quanto você entende seus sentimentos, responda a 3 perguntas.

1. Que emoção estou sentindo agora?
2. No momento, essa emoção é boa para mim?
3. Com que frequência ao longo do dia eu sinto essa emoção?

Descreva apenas as emoções que você observou ao ler essas perguntas. O exercício ajudará a iniciar o processo de introspecção. Faça-o regularmente em diferentes situações e, com o tempo, você se acostumará a prestar atenção aos seus sentimentos.


Exercício 2. “Diário de emoções”. 
Durante o dia, anote todas as suas emoções e eventos que as causaram. O objetivo é entender melhor a si mesmo. Para visualização, você pode usar canetas de feltro para indicar a cor das emoções ou dos emoticons. E então prepare-se para a tarefa – aumentar o número de emoticons engraçados. E lembre-se de que a maioria dos eventos é neutra em si mesma. E as emoções são apenas a nossa reação a elas.

EmoçãoEvento que a desencadeou

Controlando emoções

Às vezes, nossas emoções são como um tigre escapando de um circo: é incontrolável, portanto, pode assustar e ferir os outros (e até sofrer no final). Como aprender a gerenciar suas reações?

Existem muitas técnicas, por exemplo – controlar emoções “através do corpo”. Essa é uma abordagem interessante e mais importante, aplicável em qualquer condição. O corpo e a mente humanos são partes de um sistema, portanto, o estado físico e emocional estão intimamente interconectados.


Exercício 3.

1. Abaixe a cabeça, coque os ombros e olhe para o chão, diga com uma voz triste: “Sou uma pessoa de sucesso, posso fazer tudo …”

2. Então levante as mãos, olhando para o céu com o queixo erguido, endireite as costas e diga com uma voz confiante: “Eu sou um perdedor, tudo está dando errado, nada funciona …”

O que você sentiu? Acontece que o cérebro não entende as palavras! Mas expressões faciais e gestos enviam sinais para o subcórtex do cérebro (o antigo sistema límbico), e começamos a sentir o que o corpo transmite.

Agora que você sente a diferença, por duas semanas, tome a “posição de líder” por pelo menos alguns minutos por dia. Na terceira semana, você verá como o mundo mudou!


Obviamente, isso não é suficiente para mudanças globais. 
 Se você deseja controlar seu mundo interior, precisa:

– alimentação saudável;
– atividade física (pelo menos 30 minutos por dia);
– práticas respiratórias ou outras para concentração e alívio do estresse.


Como uma “auto-ajuda de emergência” para todos os dias, você pode fazer um pequeno exercício – é apropriado fazê-lo no escritório ou em qualquer outro lugar.


Exercício 4.
 Sente-se, recupere o fôlego e concentre-se na respiração. Respire fundo em 4 segundos, prenda a respiração em 4 segundos, expire em 4 segundos. Assim, aumente a pontuação em até 8 vezes. Respire dessa maneira até sentir que recuperou seu estado emocional.

Entendemos nossos motivos internos

O “coração” da inteligência emocional é a nossa própria motivação . A regra é simples: se você não sabe o que quer, não pode motivar outro (funcionário, filho, ente querido).

Motivação – estes são motores internos que fazem você avançar e sair da sua zona de conforto. Alguns os motivam a escalar o Monte Everest, outros – a baterem as pernas com sangue em sapatilhas para se tornarem uma bailarina. E em tudo o que está do lado de fora, é um estímulo, a notória “cenoura”, que não tem nada a ver com motivação.

O homem não pode ser motivado de fora. Você só pode criar condições nas quais os motores internos funcionarão.

Para perceber seus motivos, você precisa fazer um trabalho interno sério. Para algumas pessoas, isso se torna um caminho ao longo da vida.


Exercício 5.
 Como você pode determinar seus motivos? Faça a si mesmo a pergunta “Por quê?” Além disso, sequencialmente, 5 vezes. E responda você mesmo. Por exemplo: “Por que vou trabalhar?” Porque é o meu desenvolvimento. “Por que o desenvolvimento é importante para mim?” Para provar a mim mesmo … “Por que preciso provar a mim mesmo …?” É importante para mim ser digno … “Por que é importante para mim ser digno …?” Eu posso pagar … “Por que é importante para mim me permitir …?” Sinta-se livre e faça o que eu amo.

Essas 5 perguntas e respostas simples dão uma visão de seus motivos mais profundos de ação. A propósito, há outra pergunta que explica muito: “O que eu faria mesmo sem dinheiro?”

Desenvolvemos empatia

Empatia é a capacidade de perceber e avaliar corretamente as emoções dos outros. Com empatia (e sua falta), todos enfrentaram.

Provavelmente, muitos caíram nessas situações:

•  parece que você está falando com outra pessoa em diferentes idiomas;
•  alguém intencionalmente (ou inconscientemente) desencoraja pessoal;
•  você experimenta “solidão no meio da multidão” quando todos estão se divertindo;
•  você não consegue entender um ente querido e não consegue encontrar palavras para transmitir seus pensamentos a ele.

Existem 3 níveis de empatia:

  • 1) entender o ponto de vista de outra pessoa;
  • 2) determinar a emoção experimentada pelo interlocutor;
  • 3) seleção da reação apropriada neste contexto.


Exercício 6.
 Como você pode desenvolver empatia? Você precisará de um parceiro para este exercício. Pode ser um parente, amigo, colega ou apenas uma pessoa pronta para ajudá-lo e alocar 20 minutos do seu tempo. Escolha um lugar confortável e um ambiente descontraído. Pense sobre o tópico da sua conversa (não discuta nada doloroso) e a sequência da discussão.

5 minutos após o início da conversa, coloque-se mentalmente no lugar do interlocutor. Sinta tudo o que pode excitá-lo agora, que impulsos emocionais ele sente. Mantenha sua atenção em foco, lembre-se de todos os sentimentos.

Após 10 minutos, mova-se mentalmente para a posição de observador. Será mais fácil fazer isso se você imaginar que está olhando a conversa como se estivesse no canto superior da sala. Preste atenção em como suas reações às palavras mudaram, com que cuidado você ouve o interlocutor. Muitos dizem que, ao mesmo tempo, a percepção é agravada: se antes disso eles pareciam exibir um filme de baixa qualidade, agora cores brilhantes, foco e nitidez aparecem.

Repita este exercício pelo menos uma vez por semana. A habilidade da empatia está sendo desenvolvida!

Aqui está um exemplo impressionante de empatia. No programa das Paraolimpíadas houve uma corrida por uma distância de 100 metros. No início da esteira estavam 9 participantes com deficiência. Um tiro soou, a corrida começou. Mas quando os participantes correram cerca de um terço da distância, um deles – quase um garoto – tropeçou e caiu, dando alguns pulos. De dor e frustração, ele começou a chorar. Ouvindo seu choro, os 8 participantes restantes pararam e … retornaram. Isso é tudo! Uma garota com síndrome de Down agachou-se ao lado do homem caído, abraçou-o e perguntou: “Você está melhor agora?” Então todos foram juntos para a linha de chegada ombro a ombro. E a platéia no estádio os aplaudiu de pé …

Habilidades sociais: procurando as palavras certas

Qualquer comunicação não é o que você quer dizer, mas que tipo de reação você quer causar.

As regras básicas para uma comunicação bem-sucedida são simples:

• despertar interesse e confiança na primeira etapa do contato;
•  confirme suas teses (com dados estatísticos, informações confiáveis ​​necessárias para o interlocutor);
•  identificar as necessidades do interlocutor e propor soluções favoráveis ​​a ele;
•  consiga energia em novidade: conheça novas pessoas, visite novos lugares.


Exercício 7.
 Suponha que amanhã você precise se apresentar em um fórum muito importante. Você tem exatamente 31 segundos para falar. Para se preparar para a apresentação, faça o seguinte:

• imagine a sala onde você estará falando e as pessoas que estão nela;
• sentir suas emoções, entender o que eles querem;
•  sentir-se confiante;
• Em uma frase, indique a essência da sua apresentação.

Conclusão

Então, o que é importante para o desenvolvimento da inteligência emocional?

•  Identifique e gerencie suas emoções.
•  Compreender seus motores internos é o motivo.
•  Aplicar habilidades de empatia na comunicação.
•  No processo de comunicação, entenda a posição e as necessidades do interlocutor.

Sabendo o que as pessoas ao redor querem, você pode combinar seus objetivos e ninguém será o perdedor!

Fontes:

Admin Jobs
Job Network
Global Careers Fair
Open Colleges
INC

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